Onde se guardam leituras, pensamentos, ideias e imagens sobre os livros e a sua mediação.
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
Natal
domingo, 10 de dezembro de 2023
FUGAZ
Fugaz é a nuvem,
uma piscadela de olho,
o voo de um balão,
o rasto de um avião,
o cheiro de uma rosa acabada de colher,
e muito do que faz sentido neste nosso viver.
Cristina Taquelim e Paula Cusati
FUGAZ - Laboratório de Leitura e Experimentação Artística aconteceu ontem, pela primeira vez. Nasce de uma utopia partilhada pelos mediadores de leitura e artistas que compõem a cooperativa cultural CHÃO NOSSO, apostados em colocar os seus recursos e competências ao serviço dos comunidades e dos territórios. Estreou em Beja, com a seguinte programação:
Com Catarina Bico, Paula Cusati, Cristina Taquelim, Ana Santos e Celina da Piedade, fotografia e ajuda na montagem de Daniel Antunes, no espaço da Santa Casa da Misericórdia de Beja, a quem agradecemos pelo acolhimento deste projeto.
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
Cuidar da (primeira) infância
Vado a dormire, Pippa Goodhart e Britta Granström, Editoriale Scienza |
quinta-feira, 15 de junho de 2023
OFICINA DE LEITURA E ESCRITA
«Sinto que quando entro aqui estou no mundo dos livros.»
C. (4º ano)
« (A OLE) faz com que a biblioteca da minha cabeça cresça.»
F. (4º ano)
«Eu acho que evoluí muito enquanto leitora, porque agora tenho mais vontade de ler e tenho mais imaginação para escrever textos. Eu acho que aprendi a ver os pormenores e os detalhes que são muito importantes.»
B. (4º ano)
«Em tempos tão tensos e difíceis como os que temos vivido, tornou-se necessário algum tempo para refletir, ler e escrever longe de tudo. Longe das notícias das guerras, pandemias e crises. Longe das fortes opiniões da comunidade contidas durante dois anos. Durante aquelas horas éramos só nós, os livros, cadernos e canetas.»
M. R. (8º ano)
«(...) aqui sinto-me bem, porque escrevo o que penso, e para mim isso é muito importante, exprimir o que está cá dentro."
R. (6º ano)
«Este ano foi muito divertido. Escrevemos, imaginámos, crescemos e aprendemos todos juntos.»
H. (6º ano)
"Aprendi a corrigir os meus erros gramaticais e a gostar ainda mais de ler e escrever. Evoluí enquanto leitora porque aprendi a ler melhor, e enquanto escritora, pois a estrutura, a gramática e o vocabulário dos meus textos evoluiu bastante.»
L. (5º ano)
«Noto que agora dou menos erros, escrevo textos maiores e hoje em dia até leio muito melhor.»
D. (5º ano)
«(A OLE) parece que tem uma barreira que não deixa os problemas entrarem e isso ajuda-me a estar concentrada no que estou a fazer e não nos problemas da minha vida.»
R. (7º ano)
«O meu primeiro ano na OLE foi fantástico. (...) Usaria um milhão de palavras para o descrever. Aprendi a ler melhor em voz alta, que existem poemas sem rima e mais outras coisas.»
M. A. (4º ano)
«A OLE foi muito fixe por várias razões. Uma delas é que lemos todo o livro A Menina do Mar e também o Eu, o Andar por aí e o Gastão Vida de Cão, etc. Mas houve um dia que eu não gostei, foi quando fizemos um poema sem rima e eu estou habituado a fazer poemas com rima. O resto foi muito divertido.»
M. (4º ano)
quinta-feira, 8 de junho de 2023
UM LIVRO ONDE CABE A HUMANIDADE INTEIRA
quarta-feira, 31 de maio de 2023
FORMAÇÃO ONLINE OU PRESENCIAL?
quinta-feira, 27 de abril de 2023
OBSERVATÓRIO DE LEITURA
ASSIM ou ASSADO?
Escritora: María Pascual de la Torre | Ilustradora: María Pascual de la Torre | Tradutora: Elisabete Ramos
Editora: Kalandraka | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 22
Resenhista: Paula Cusati
Ideal para a leitura partilhada, este livro-álbum cartonado retrata, com humor, um dia na vida de uma pequena criança, desde o acordar, ao comer, vestir, fazer chichi, passear, arrumar os brinquedos, até ao adormecer. Desenganem-se os que pensam que é um “livro para” ensinar a rotina do bebé. O pequeno protagonista subverte os habituais modos de realizar as diferentes tarefas, propondo divertidas variações, a começar pela capa, num permanente jogo de experimentação e questionamento. A cada página, o leitor assiste às inúmeras tentativas e às imensas possibilidades do fazer, e é convidado a participar num diálogo com o protagonista, com a obra e com a sua própria vida: “Como gostas de dormir, tu aí?”, “Como gostas de comer, tu aí?”
Um livro com diferentes níveis de leitura, com detalhes preciosos nas ilustrações minuciosas a lápis de cor, leva os jovens leitores e os seus pais, com um sorriso, à identificação com o protagonista e a sua família. O paralelismo entre a dupla página inicial e a final, nas posições assumidas na hora de dormir, bem como na biblioteca pessoal espalhada pelo chão, e que reconhecemos, fazem nascer a questão: quem terá adormecido primeiro?
Obs.: Pertence à coleção "Livros para sonhar"
Palavras-chave: quotidiano, infância, jogo, questionamento, experimentação.
LIVRO DO OUTONO
Escritora: Isabel Peixeiro | Ilustrador: Vitor Hugo Matos
Editora: UPA Editora | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 24
Resenhista: Paula Cusati
A chuva que bate à janela numa manhã de outono é convite suficientemente sedutor para saltar da cama e ir brincar lá para fora, seguindo o rasto do caracol, saboreando o tempo lento, pisando as folhas caídas ou chapinhando nas poças. Neste livro cartonado, oblongo, de cantos redondos, o breve poema de Isabel Peixeiro (editora que se estreia no seu próprio catálogo) é acompanhado de forma graciosa pelas ilustrações de Vitor Hugo Matos (técnica mista: colagem e digital), num interessante contraste cromático entre as cores quentes das folhas outoniças ou da roupa da criança protagonista e os tons frios do céu chuvoso e nublado.
Palavras-chave: infância, jogo, natureza, outono, liberdade.
Confia Na Mudança
Escritora: Margarida Fonseca Santos | Ilustração da capa: Corcoise | Paginação e capa: Raquel Silva
Editora: Fábula | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 128
Resenhista: Paula Cusati
Durante a pandemia, a família de Carolina muda tudo: casa, cidade, emprego e escola. É uma mudança voluntária e que agrada aos três, pois estarão mais perto da natureza e a fazer o que gostam, longe do caos citadino, embora implique a integração da jovem numa turma já coesa e unida, o que se lhe afigura difícil. Os seus piores receios não se confirmam e Carolina rapidamente tece laços de amizade com três colegas: o Gonçalo, a Sofia e o Francisco, tornando-se inseparáveis. Tudo corre bem. A turma anda entusiasmadíssima com um projeto intergeracional, até que ocorre uma ulterior mudança, bastante mais desafiante. O professor preferido tem de ser operado e é substituído pelo stôr Ezequiel. Amargo e agressivo, este humilha os alunos, destrói a harmonia da turma e ameaça acabar com o projeto. Carolina e os colegas são obrigados a crescer na tentativa de travar o novo professor.
Novela/romance juvenil habilmente contada/o a quatro vozes, numa alternância fluente, com uma escrita fluida e genuína, plasmada também graficamente, por exemplo, através das páginas dos diários de dois dos protagonistas. Este nono volume da coleção “A escolha é minha” mantém a frescura dos diálogos e a abordagem franca, dotada de sensibilidade e profundidade, dos temas, bem como das vulnerabilidades e das dores de crescimento próprias da adolescência.
Obs.: Pertence à coleção "A Escolha é Minha" (9º volume)
Palavras-chave: juvenil, adolescência, escola, mudança, crescer.
O MUNDO DE SOFIA
NOVELA GRÁFICA
VOL. 1
Escritor: Vincent Zabus a partir da obra de Jostein Gaarder | Ilustrador: Nicoby | Tradutor: Diogo Paiva
Editora: Elsinore | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 268
Resenhista: Paula Cusati
Hábil e bem-humorada adaptação ilustrada da obra do autor norueguês Jostein Gaarder, publicada originalmente em 1991, este livro informativo é o primeiro volume da novela gráfica e tem como subtítulo "A Filosofia de Sócrates a Galileu", cobrindo o período desde o nascimento da filosofia até ao século XVII. Os autores (do argumento e da ilustração) mantém a qualidade e originalidade do livro de Gaarder, acrescentando-lhe uma estrutura mais leve e atualidade, nomeadamente, na introdução de diálogos em torno de temáticas como as alterações climáticas, a globalização, as redes sociais, a desinformação, o feminismo, ou a pandemia, entrelaçando-os inteligentemente com os conteúdos filosóficos.
Palavras-chave: banda desenhada, história da filosofia, questionamento, pensamento crítico, observação.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2023
FORMAÇÃO DE MEDIADORES
segunda-feira, 16 de janeiro de 2023
LUGARES DE LEITURA (formação)
Na semana passada, numa das sessões das GRANDES HISTÓRIAS PARA PEQUENOS LEITORES, a educadora João contou-me que recebeu um papelinho de uma mãe com uma pergunta que nasceu de uma conversa com o filho, que indagara: "O trabalho da Paula é só contar histórias?" Sorri ao escutá-la e lá expliquei aos leitores pequeninos, o melhor que soube, o que faço.
Uma parte importante do meu trabalho é a formação de mediadores. Este sábado, dia 21 de Janeiro, das 10:00 às 17:00, estarei na Biblioteca Municipal de Oeiras, com a ação de formação LUGARES DE LEITURA:
SINOPSE: Podemos ler na rua, no bosque, numa aldeia remota, em casa, numa biblioteca moderna ou numa livraria no cimo de um monte, mas o que acomuna estes lugares que pensam a leitura em continuidade? Iremos desconstruir os diferentes elementos que os compõem, analisando as suas características e comparando-os com os lugares onde trabalhamos. Como cuidar dos nosso lugares para que contribuam para a formação de apaixonados e capazes leitores do mundo e de livros? Ação de formação recheada de muitos exemplos práticos e de bons livros.
Inicialmente pensada, em 2022, como uma oficina de 3 horas para os XIX Caminhos de Leitura, a convite da Sónia Fernandes, da CM de Pombal, estreia-se agora na sua versão mais longa. É destinada a técnicos de biblioteca, educadores, professores, professores bibliotecários, animadores socioculturais, psicólogos, técnicos de serviços educativos, auxiliares de ação educativa, etc.
Esta é a primeira das 3 ações de formação (6 horas cada) que irei dinamizar este ano nas Bibliotecas Municipais de Oeiras. Embora funcionem separadamente, foram propostas segundo uma lógica de encadeamento e aprofundamento em várias vertentes do trabalho de promoção e mediação da leitura. Assim, depois desta, teremos:
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARTILHADA, a 11 de fevereiro;
GRANDES HISTÓRIAS PARA PEQUENOS LEITORES, a 22 de abril.
Para informações ulteriores e inscrições: maria.dornellas@oeiras.pt | 214 406 342.
Gostaria muito de lá vos encontrar!