quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Natal



Nem sempre é fácil encontrar bons livros sobre o Natal. A maior parte do que é publicado é desinteressante ou carece de originalidade.  Por vezes, a quadra natalícia é apenas um pretexto para se vender uma história que pouco terá a ver com o que ela representa ou o que acontece neste período do ano.
Grande parte do meu trabalho, quer nos projetos próprios que desenvolvo, quer nas mentorias,  consultoria e outros, tem a ver com a seleção de acervos. Este Natal deixo-vos a minha prenda; sugiro  dois excelentes livros, bem divertidos e ternurentos:

Como é que o Pai Natal desce pela chaminé?
Mac Barnett e Jon Klassen
Orfeu Negro
Esta dupla (que conhecemos do delicioso Uma Aventura debaixo da terra, também publicado em Portugal pela Orfeu Negro) volta a encantar-nos com um livro-álbum bem-humorado, que espicaça a curiosidade e a imaginação de leitores de todos os tamanhos.

Cartas do Pai Natal
J.R.R. Tolkien
Publicações Europa-América
Tolkien, sobretudo conhecido como autor da saga d'O Senhor dos Anéis, escreveu e ilustrou durante 23 anos (de 1920 a 1943) cartas do Pai Natal para os seus quatro filhos (John, Michael, Christopher e Priscilla). Este magnífico epistolário ilustrado, pleno de afeto e humor, conta a vida atarefadíssima do Pai Natal, as travessuras do Urso Polar, mas também contém pormenores do tempo em que foram escritas as cartas, nomeadamente, detalhes e personagens das suas obras, que os leitores de Tolkien reconhecerão, ou o estado do mundo durante a II Guerra Mundial.

Em suma, dois livros para ler e reler em família, ou em boa companhia, este Natal.

domingo, 10 de dezembro de 2023

FUGAZ

Fugaz é a nuvem, 

uma piscadela de olho, 

o voo de um balão, 

o rasto de um avião,

o cheiro de uma rosa acabada de colher, 

e muito do que faz sentido neste nosso viver.

Cristina Taquelim e Paula Cusati


FUGAZ - Laboratório de Leitura e Experimentação Artística aconteceu ontem, pela primeira vez. Nasce de uma utopia partilhada pelos mediadores de leitura e artistas que compõem a cooperativa cultural CHÃO NOSSO, apostados em colocar os seus recursos e competências ao serviço dos comunidades e dos territórios. Estreou em Beja, com a seguinte programação:


Com Catarina Bico, Paula Cusati, Cristina Taquelim, Ana Santos e Celina da Piedade, fotografia e ajuda na montagem de Daniel Antunes, no espaço da Santa Casa da Misericórdia de Beja, a quem agradecemos pelo acolhimento deste projeto.
Foi um dia cheio, feito de leitura, escrita, e muita experimentação, cumplicidade e liberdade em torno das artes. Com muitos sorrisos e lágrimas à mistura. Ontem confirmámos que as utopias se constroem de mãos dadas, com escolhas por vezes difíceis, passo a passo, dia a dia. Obrigada, companheiras de jornada, e a todos os que vieram de perto e de longe, tornando este FUGAZ algo precioso que perdurará na nossa memória. E que será, certamente, o primeiro de muitos.