ASSIM ou ASSADO?
Escritora: María Pascual de la Torre | Ilustradora: María Pascual de la Torre | Tradutora: Elisabete Ramos
Editora: Kalandraka | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 22
Resenhista: Paula Cusati
Ideal para a leitura partilhada, este livro-álbum cartonado retrata, com humor, um dia na vida de uma pequena criança, desde o acordar, ao comer, vestir, fazer chichi, passear, arrumar os brinquedos, até ao adormecer. Desenganem-se os que pensam que é um “livro para” ensinar a rotina do bebé. O pequeno protagonista subverte os habituais modos de realizar as diferentes tarefas, propondo divertidas variações, a começar pela capa, num permanente jogo de experimentação e questionamento. A cada página, o leitor assiste às inúmeras tentativas e às imensas possibilidades do fazer, e é convidado a participar num diálogo com o protagonista, com a obra e com a sua própria vida: “Como gostas de dormir, tu aí?”, “Como gostas de comer, tu aí?”
Um livro com diferentes níveis de leitura, com detalhes preciosos nas ilustrações minuciosas a lápis de cor, leva os jovens leitores e os seus pais, com um sorriso, à identificação com o protagonista e a sua família. O paralelismo entre a dupla página inicial e a final, nas posições assumidas na hora de dormir, bem como na biblioteca pessoal espalhada pelo chão, e que reconhecemos, fazem nascer a questão: quem terá adormecido primeiro?
Obs.: Pertence à coleção "Livros para sonhar"
Palavras-chave: quotidiano, infância, jogo, questionamento, experimentação.
LIVRO DO OUTONO
Escritora: Isabel Peixeiro | Ilustrador: Vitor Hugo Matos
Editora: UPA Editora | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 24
Resenhista: Paula Cusati
A chuva que bate à janela numa manhã de outono é convite suficientemente sedutor para saltar da cama e ir brincar lá para fora, seguindo o rasto do caracol, saboreando o tempo lento, pisando as folhas caídas ou chapinhando nas poças. Neste livro cartonado, oblongo, de cantos redondos, o breve poema de Isabel Peixeiro (editora que se estreia no seu próprio catálogo) é acompanhado de forma graciosa pelas ilustrações de Vitor Hugo Matos (técnica mista: colagem e digital), num interessante contraste cromático entre as cores quentes das folhas outoniças ou da roupa da criança protagonista e os tons frios do céu chuvoso e nublado.
Palavras-chave: infância, jogo, natureza, outono, liberdade.
Confia Na Mudança
Escritora: Margarida Fonseca Santos | Ilustração da capa: Corcoise | Paginação e capa: Raquel Silva
Editora: Fábula | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 128
Resenhista: Paula Cusati
Durante a pandemia, a família de Carolina muda tudo: casa, cidade, emprego e escola. É uma mudança voluntária e que agrada aos três, pois estarão mais perto da natureza e a fazer o que gostam, longe do caos citadino, embora implique a integração da jovem numa turma já coesa e unida, o que se lhe afigura difícil. Os seus piores receios não se confirmam e Carolina rapidamente tece laços de amizade com três colegas: o Gonçalo, a Sofia e o Francisco, tornando-se inseparáveis. Tudo corre bem. A turma anda entusiasmadíssima com um projeto intergeracional, até que ocorre uma ulterior mudança, bastante mais desafiante. O professor preferido tem de ser operado e é substituído pelo stôr Ezequiel. Amargo e agressivo, este humilha os alunos, destrói a harmonia da turma e ameaça acabar com o projeto. Carolina e os colegas são obrigados a crescer na tentativa de travar o novo professor.
Novela/romance juvenil habilmente contada/o a quatro vozes, numa alternância fluente, com uma escrita fluida e genuína, plasmada também graficamente, por exemplo, através das páginas dos diários de dois dos protagonistas. Este nono volume da coleção “A escolha é minha” mantém a frescura dos diálogos e a abordagem franca, dotada de sensibilidade e profundidade, dos temas, bem como das vulnerabilidades e das dores de crescimento próprias da adolescência.
Obs.: Pertence à coleção "A Escolha é Minha" (9º volume)
Palavras-chave: juvenil, adolescência, escola, mudança, crescer.
O MUNDO DE SOFIA
NOVELA GRÁFICA
VOL. 1
Escritor: Vincent Zabus a partir da obra de Jostein Gaarder | Ilustrador: Nicoby | Tradutor: Diogo Paiva
Editora: Elsinore | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 268
Resenhista: Paula Cusati
Hábil e bem-humorada adaptação ilustrada da obra do autor norueguês Jostein Gaarder, publicada originalmente em 1991, este livro informativo é o primeiro volume da novela gráfica e tem como subtítulo "A Filosofia de Sócrates a Galileu", cobrindo o período desde o nascimento da filosofia até ao século XVII. Os autores (do argumento e da ilustração) mantém a qualidade e originalidade do livro de Gaarder, acrescentando-lhe uma estrutura mais leve e atualidade, nomeadamente, na introdução de diálogos em torno de temáticas como as alterações climáticas, a globalização, as redes sociais, a desinformação, o feminismo, ou a pandemia, entrelaçando-os inteligentemente com os conteúdos filosóficos.
Palavras-chave: banda desenhada, história da filosofia, questionamento, pensamento crítico, observação.