segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Oficina de Leitura e Escrita


Nem sempre a escola consegue dar aos nossos filhos as ferramentas necessárias para compreenderem plenamente e elaborarem com correção diferentes tipos de textos. Para além disso, em sala de aula, a literatura é frequentemente reduzida à sua análise esquemática, sem o entusiasmo e o deslumbramento pelas palavras. Para grande parte dos alunos, ler enfada e a escrita provoca angústia. Por sua vez, quem gosta de ler e quer aprender a escrever melhor, nem sempre encontra na escola o estímulo da atenção e do trabalho relativamente ao próprio texto, na sua melhoria, até atingir o grau de beleza e expressividade pretendido.
 
Encarar a leitura e a escrita como um prazer, mas, sobretudo, como uma forma de sermos plenamente nós, com horizontes muito mais alargados, é um dos objetivos desta oficina. Pretende-se que este seja sempre um espaço de criatividade, de crescimento, de reflexão crítica. Cada aluno é como um artesão que trabalha com outros numa oficina de palavras. Não são esquecidas as metas curriculares de Educação Literária de cada ano de escolaridade, porém, a Oficina não replica o ensino da língua e da literatura tal como acontece na escola. Nunca há fichas!

 
Fornecendo sempre modelos de textos de autores, portugueses e estrangeiros, criteriosamente selecionados e adequados à maturidade leitora de cada grupo, criamos textos individuais, partilhando-os, discutindo-os, sem juízos de valor, mas com a clara noção do que pode ser melhorado e porquê. Assim, fica registado o processo de construção de cada texto, desde a ideia inicial até à pequena obra finalizada, passando por todas as reflexões, alterações e correções. A leitura leva à escrita e viceversa, num ciclo harmonioso e frutífero. As Oficinas acontecem semanalmente e estão pensadas como um todo articulado, de análise e progressão nas competências de leitura e escrita. Para além disso, cada aluno pode levar para ler em casa o livro que quiser de entre os muitos disponíveis na biblioteca do projeto. Livros esses escolhidos pela qualidade dos seus textos e ilustrações, pela sua variedade, pela representatividade dos melhores autores de literatura infantil e juvenil, e pela possibilidade de expansão dos textos e temas tratados na Oficina.

 
Retomo em Outubro a Oficina de Leitura e Escrita, confiante e feliz pelas provas dadas em 2014/2015: os alunos que a frequentaram regularmente leram bastante mais do que até então e, sobretudo, passaram a encarar o processo de escrita de forma mais consciente e decidida, mas, contemporaneamente, mais descontraída. A gradual apropriação da escrita enquanto mecanismo de questionamento e reflexão sobre si próprio, os outros e o mundo, fez com que os textos produzidos se tornassem cada vez mais fluídos e relevantes.

NOTA: A Oficina de Leitura e Escrita é também itinerante, podendo ser realizada de forma pontual em escolas (1º e 2º CEB e Ensino Secundário) e bibliotecas, ou como formação (para a implementação de um projeto continuado semelhante, com objetivos idênticos, adaptado ao contexto de cada instituição).

Informações: paula.cusati@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário