quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Natal



Nem sempre é fácil encontrar bons livros sobre o Natal. A maior parte do que é publicado é desinteressante ou carece de originalidade.  Por vezes, a quadra natalícia é apenas um pretexto para se vender uma história que pouco terá a ver com o que ela representa ou o que acontece neste período do ano.
Grande parte do meu trabalho, quer nos projetos próprios que desenvolvo, quer nas mentorias,  consultoria e outros, tem a ver com a seleção de acervos. Este Natal deixo-vos a minha prenda; sugiro  dois excelentes livros, bem divertidos e ternurentos:

Como é que o Pai Natal desce pela chaminé?
Mac Barnett e Jon Klassen
Orfeu Negro
Esta dupla (que conhecemos do delicioso Uma Aventura debaixo da terra, também publicado em Portugal pela Orfeu Negro) volta a encantar-nos com um livro-álbum bem-humorado, que espicaça a curiosidade e a imaginação de leitores de todos os tamanhos.

Cartas do Pai Natal
J.R.R. Tolkien
Publicações Europa-América
Tolkien, sobretudo conhecido como autor da saga d'O Senhor dos Anéis, escreveu e ilustrou durante 23 anos (de 1920 a 1943) cartas do Pai Natal para os seus quatro filhos (John, Michael, Christopher e Priscilla). Este magnífico epistolário ilustrado, pleno de afeto e humor, conta a vida atarefadíssima do Pai Natal, as travessuras do Urso Polar, mas também contém pormenores do tempo em que foram escritas as cartas, nomeadamente, detalhes e personagens das suas obras, que os leitores de Tolkien reconhecerão, ou o estado do mundo durante a II Guerra Mundial.

Em suma, dois livros para ler e reler em família, ou em boa companhia, este Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário