Os Caminhos de Leitura continuam a crescer. Não se limitam a nutrir e inspirar anualmente os muitos mediadores de leitura de todo o país que rumam a Pombal para o Encontro de Literatura Infantojuvenil. Querem ir mais longe e mais fundo, fomentando a reflexão permanente em torno da seleção de bons livros.
Na abertura da edição deste ano, foi anunciada a criação de um Observatório de Leitura, composto por 10 especialistas que irão analisar, discutir e distinguir os melhores livros para a infância publicados em todos os países de língua portuguesa com exceção do Brasil, pois a Cátedra Unesco de Leitura da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, entidade parceira e inspiradora o projeto português, já faz esse estudo e seleção relativamente aos livros produzidos anualmente no Brasil desde 2016. A representar a Cátedra Unesco de Leitura, a professora Eliana Yunes explicou, de forma sucinta, o interessante trabalho de análise e estudo aprofundado dos livros publicados no Brasil para a sua posterior seleção e distinção.
Mafalda Milhões, Benita Prieto e Eliana Yunes
O Observatório de Leitura será coordenado pelo Município de Pombal, mais concretamente, pelas Unidade de Cultura e Unidade de Projetos Educativos, e terá a coordenação técnica de Benita Prieto. Será constituído pelos seguintes elementos, alfabeticamente ordenados:
Margarida (Bru) Junça
Sem comentários:
Enviar um comentário