domingo, 3 de julho de 2022

OBSERVATÓRIO DE LEITURA E ANTÓNIO TORRADO


Os Caminhos de Leitura continuam a crescer. Não se limitam a nutrir e inspirar anualmente os muitos mediadores de leitura de todo o país que rumam a Pombal para o Encontro de Literatura Infantojuvenil. Querem ir mais longe e mais fundo, fomentando a reflexão permanente em torno da seleção de bons livros. 

Na abertura da edição deste ano, foi anunciada a criação de um Observatório de Leitura, composto por 10 especialistas que irão analisar, discutir e distinguir os melhores livros para a infância publicados em todos os países de língua portuguesa com exceção do Brasil, pois a Cátedra Unesco de Leitura da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, entidade parceira e inspiradora o projeto português, já faz esse estudo e seleção relativamente aos livros produzidos anualmente no Brasil desde 2016. A representar a Cátedra Unesco de Leitura, a professora Eliana Yunes explicou, de forma sucinta, o interessante trabalho de análise e estudo aprofundado dos livros publicados no Brasil para a sua posterior seleção e distinção.


Mafalda Milhões, Benita Prieto e Eliana Yunes

O Observatório de Leitura será coordenado pelo Município de Pombal, mais concretamente, pelas Unidade de Cultura e Unidade de Projetos Educativos, e terá a coordenação técnica de Benita Prieto. Será constituído pelos seguintes elementos, alfabeticamente ordenados:

Dora Batalim
Ieda Alcântara
Jorge Serafim
Margarida (Bru) Junça
Maria José Vitorino
Paula Cusati
Rita Pimenta
Rui Marques Veloso
Sara Reis Silva
Tâmara Bezerra




Os primeiros livros distinguidos com os selos do Observatório de Leitura serão apresentados na XX edição dos Caminhos de Leitura, em junho de 2023. A imagem gráfica dos selos ficará a cargo de Mafalda Milhões, que, durante a apresentação do Observatório de Leitura, revelou que o selo Menção Honrosa terá o nome de António Torrado. Foi um momento de profunda comoção para todos os presentes, entre os quais se encontrava Lourdes Fragateiro, viúva do grande escritor e mentor de tantos professores e mediadores de leitura portugueses.

É uma honra pertencer a este grupo de pessoas apaixonadas pela literatura para a infância e juventude. Muito grata à Sónia Fernandes, do Município de Pombal, e à Benita Prieto pelo convite!

Sem comentários:

Enviar um comentário