sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Outubro

 
 
 
Este mês de Outubro deste ano é pleno de significado para mim.
Foi há exatamente 20 anos que dei a minha primeira aula. Encontrava-me na Alemanha, numa escola que praticava verdadeiramente a interculturalidade, a Europaschule Köln, num estágio de um mês, através de uma bolsa para futuros professores de Alemão. Pediram-me que desse uma aula à turma, de 1º  Ciclo, que acompanhava mais de perto. Contei-lhes uma história, ou melhor, uma lenda: a Lenda das Amendoeiras em Flor. E conversámos muito. Constato, feliz, que a literatura e o diálogo sempre fizeram parte do meu trabalho.
Foi também em Outubro, há 5 anos, que comecei a trabalhar por conta própria, como mediadora de leitura, após 4 anos de uma rica experiência numa biblioteca da rede de leitura pública. Cinco anos muito felizes, com atividades pontuais, como as sessões de histórias, os Contos com Música (com o talentoso Fernando Malão), ou Um Pequeno Museu Outoniço, e muitas pautadas pela continuidade, como as Grandes Histórias para Pequenos Leitores (para pré-leitores, desde 2011 no JI "O Sabichão"), as Oficinas de Leitura e Escrita, o Laboratório de Leitores Livres, as Conversas Pequenas (encontros mensais para pais e profissionais em redor dos livros e da sua promoção) e as Quartas com Letras (comunidade de leitores que dinamizo junto da Quadricultura Associação Cultural).
Um balanço muito positivo e carregado de gratidão que me faz avançar, com esperança, por novos caminhos leitores.

1 comentário:

  1. Uma vida, muitos ciclos, um balanço que nos situa e centra em objetivos. Parabéns pelo caminho percorrido e... muitas felicidades!

    ResponderEliminar