quinta-feira, 27 de abril de 2023

OBSERVATÓRIO DE LEITURA

 


Foram conhecidas no passado domingo, Dia Mundial do Livro, as obras publicadas em 2022 e premiadas pelo Observatório de Leitura com os selos Distinção, Seleção e Menção Honrosa António Torrado. 
Assim:






Criado no ano passado pela Câmara Municipal de Pombal, no seguimento do trabalho levado a cabo por este município desde 2002 com os encontros Caminhos de Leitura (inicialmente denominados Carreirinho de Leituras, e que este ano chegam à sua XX edição), este organismo tem como objetivos "difundir e promover a literatura para a infância e juventude, os escritores, ilustradores e editores, proporcionando a troca de conhecimento editorial e projetando os autores nos territórios da CPLP". Poderá ler mais acerca do Observatório nesta notícia do jornal Público.


Fazia falta um organismo desta natureza, unindo os países de língua portuguesa através de algo primordial, mas frequentemente tão desvalorizado, como a literatura para a infância e juventude. O Observatório de Leitura deu este ano os seus primeiros passos, mas adivinham-se já repercussões positivas no campo da editoria e noutras áreas, que certamente se multiplicarão em número e em importância nos próximos anos. 

Pessoalmente, destaco as nossas reuniões presenciais, sempre tão agradáveis e interessantes, com debates de ideias e temáticas e o consequente enriquecimento das leituras individuais. Em junho serão entregues os Selos Caminhos de Leitura. De seguida, iniciar-se-á o processo conducente à análise das obras publicadas em 2023. Creio que já estamos todos com vontade de retomar as nossas conversas em torno dos livros!

Aqui poderá conhecer melhor as obras premiadas, através das respetivas resenhas. 

Porque este blogue também funciona como um armazém / arquivo pessoal, deixo aqui, não com o intuito de as exibir, mas de as conservar, as resenhas dos livros premiados escritas por mim:




ASSIM ou ASSADO?

 

Escritora: María Pascual de la Torre | Ilustradora: María Pascual de la Torre | Tradutora: Elisabete Ramos

Editora: Kalandraka | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 22

Resenhista: Paula Cusati


Ideal para a leitura partilhada, este livro-álbum cartonado retrata, com humor, um dia na vida de uma pequena criança, desde o acordar, ao comer, vestir, fazer chichi, passear, arrumar os brinquedos, até ao adormecer. Desenganem-se os que pensam que é um “livro para” ensinar a rotina do bebé. O pequeno protagonista subverte os habituais modos de realizar as diferentes tarefas, propondo divertidas variações, a começar pela capa, num permanente jogo de experimentação e questionamento. A cada página, o leitor assiste às inúmeras tentativas e às imensas possibilidades do fazer, e é convidado a participar num diálogo com o protagonista, com a obra e com a sua própria vida: “Como gostas de dormir, tu aí?”, “Como gostas de comer, tu aí?”

Um livro com diferentes níveis de leitura, com detalhes preciosos nas ilustrações minuciosas a lápis de cor, leva os jovens leitores e os seus pais, com um sorriso, à identificação com o protagonista e a sua família. O paralelismo entre a dupla página inicial e a final, nas posições assumidas na hora de dormir, bem como na biblioteca pessoal espalhada pelo chão, e que reconhecemos, fazem nascer a questão: quem terá adormecido primeiro?

 

Obs.: Pertence à coleção "Livros para sonhar"

Palavras-chave: quotidiano, infância, jogo, questionamento, experimentação.






LIVRO DO OUTONO

 

Escritora: Isabel Peixeiro | Ilustrador: Vitor Hugo Matos

Editora: UPA Editora | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 24

Resenhista: Paula Cusati

 

A chuva que bate à janela numa manhã de outono é convite suficientemente sedutor para saltar da cama e ir brincar lá para fora, seguindo o rasto do caracol, saboreando o tempo lento, pisando as folhas caídas ou chapinhando nas poças. Neste livro cartonado, oblongo, de cantos redondos, o breve poema de Isabel Peixeiro (editora que se estreia no seu próprio catálogo) é acompanhado de forma graciosa pelas ilustrações de Vitor Hugo Matos (técnica mista: colagem e digital), num interessante contraste cromático entre as cores quentes das folhas outoniças ou da roupa da criança protagonista e os tons frios do céu chuvoso e nublado. 

 

Palavras-chave: infância, jogo, natureza, outono, liberdade.






Confia Na Mudança

 

Escritora: Margarida Fonseca Santos | Ilustração da capa: Corcoise | Paginação e capa: Raquel Silva

Editora: Fábula | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 128

Resenhista: Paula Cusati

 

Durante a pandemia, a família de Carolina muda tudo: casa, cidade, emprego e escola. É uma mudança voluntária e que agrada aos três, pois estarão mais perto da natureza e a fazer o que gostam, longe do caos citadino, embora implique a integração da jovem numa turma já coesa e unida, o que se lhe afigura difícil. Os seus piores receios não se confirmam e Carolina rapidamente tece laços de amizade com três colegas: o Gonçalo, a Sofia e o Francisco, tornando-se inseparáveis. Tudo corre bem. A turma anda entusiasmadíssima com um projeto intergeracional, até que ocorre uma ulterior mudança, bastante mais desafiante. O professor preferido tem de ser operado e é substituído pelo stôr Ezequiel. Amargo e agressivo, este humilha os alunos, destrói a harmonia da turma e ameaça acabar com o projeto. Carolina e os colegas são obrigados a crescer na tentativa de travar o novo professor.

Novela/romance juvenil habilmente contada/o a quatro vozes, numa alternância fluente, com uma escrita fluida e genuína, plasmada também graficamente, por exemplo, através das páginas dos diários de dois dos protagonistas. Este nono volume da coleção “A escolha é minha” mantém a frescura dos diálogos e a abordagem franca, dotada de sensibilidade e profundidade, dos temas, bem como das vulnerabilidades e das dores de crescimento próprias da adolescência.

 

Obs.: Pertence à coleção "A Escolha é Minha" (9º volume)


Palavras-chave: juvenil, adolescência, escola, mudança, crescer.



Por último, a sugestão de leitura de um dos livros informativos analisados:


O MUNDO DE SOFIA 

NOVELA GRÁFICA 

VOL. 1

 

Escritor: Vincent Zabus a partir da obra de Jostein Gaarder | Ilustrador: Nicoby | Tradutor: Diogo Paiva

Editora: Elsinore | Ano de publicação: 2022 | N.º de páginas: 268

Resenhista: Paula Cusati

 

Hábil e bem-humorada adaptação ilustrada da obra do autor norueguês Jostein Gaarder, publicada originalmente em 1991, este livro informativo é o primeiro volume da novela gráfica e tem como subtítulo "A Filosofia de Sócrates a Galileu", cobrindo o período desde o nascimento da filosofia até ao século XVII. Os autores (do argumento e da ilustração) mantém a qualidade e originalidade do livro de Gaarder, acrescentando-lhe uma estrutura mais leve e atualidade, nomeadamente, na introdução de diálogos em torno de temáticas como as alterações climáticas, a globalização, as redes sociais, a desinformação, o feminismo, ou a pandemia, entrelaçando-os inteligentemente com os conteúdos filosóficos.

 

Palavras-chave: banda desenhada, história da filosofia, questionamento, pensamento crítico, observação.


Sem comentários:

Enviar um comentário