segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

LUGARES DE LEITURA (formação)

 


Na semana passada, numa das sessões das GRANDES HISTÓRIAS PARA PEQUENOS LEITORES, a educadora João contou-me que recebeu um papelinho de uma mãe com uma pergunta que nasceu de uma conversa com o filho, que indagara: "O trabalho da Paula é só contar histórias?" Sorri ao escutá-la e lá expliquei aos leitores pequeninos, o melhor que soube, o que faço.

Uma parte importante do meu trabalho é a formação de mediadores. Este sábado, dia 21 de Janeiro, das 10:00 às 17:00, estarei na Biblioteca Municipal de Oeiras, com a ação de formação LUGARES DE LEITURA:

SINOPSE: Podemos ler na rua, no bosque, numa aldeia remota, em casa, numa biblioteca moderna ou numa livraria no cimo de um monte, mas o que acomuna estes lugares que pensam a leitura em continuidade? Iremos desconstruir os diferentes elementos que os compõem, analisando as suas características e comparando-os com os lugares onde trabalhamos. Como cuidar dos nosso lugares para que contribuam para a formação de apaixonados e capazes leitores do mundo e de livros? Ação de formação recheada de muitos exemplos práticos e de bons livros.

Inicialmente pensada, em 2022, como uma oficina de 3 horas para os XIX Caminhos de Leitura, a convite da Sónia Fernandes, da CM de Pombal, estreia-se agora na sua versão mais longa. É destinada a técnicos de biblioteca, educadores, professores, professores bibliotecários, animadores socioculturais, psicólogos, técnicos de serviços educativos, auxiliares de ação educativa, etc.

Esta é a primeira das 3 ações de formação (6 horas cada) que irei dinamizar este ano nas Bibliotecas Municipais de Oeiras. Embora funcionem separadamente, foram propostas segundo uma lógica de encadeamento e aprofundamento em várias vertentes do trabalho de promoção e mediação da leitura. Assim, depois desta, teremos:

 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARTILHADA, a 11 de fevereiro;

GRANDES HISTÓRIAS PARA PEQUENOS LEITORES, a 22 de abril.

Para informações ulteriores e inscrições: maria.dornellas@oeiras.pt | 214 406 342.

Gostaria muito de lá vos encontrar! 

Sem comentários:

Enviar um comentário