domingo, 27 de novembro de 2022

VIVA O BLOGUE! 10º ANIVERSÁRIO DO PEQUENO ARMAZÉM DE PALAVRAS

 




Querido blogue, 

Obrigada por estes 10 anos! Tens sido um fiel armazém das minhas palavras. Embora pequeno, tens-me dado a possibilidade de crescer. Ao alinhavar as linhas e as ideias que aqui vou deixando, vou também traçando o meu caminho como pessoa e como profissional.

Há exatamente 10 anos comecei a habitar esta minha casa virtual. A primeira publicação foi escrita de forma impulsiva, com o entusiasmo de uma mala cheia de livros que iria partilhar dali a poucas horas com pais do agrupamento de escolas da minha cidade. Embora estivesse a trabalhar no projeto Cata Livros, da Fundação Calouste Gulbenkian, com o Miguel Horta, desde o início do ano, o dia 27 de novembro de 2012 foi diferente, pois o convite da prof. bibliotecária Sílvia Costa para conversar sobre leitura e literatura com os encarregados de educação confirmou a minha esperança no trabalho como mediadora de leitura independente numa pequena cidade do litoral alentejano. Este primeiro post foi um grito de fé. 

Graças a ti, tenho aprendido tanto. Quase todas as publicações levam muito tempo, comportam leitura e investigação, reflexão e, depois, a escrita, que, no meu caso, é sempre demorada. Começo sempre por um (ou mais) rascunho(s) num dos meus cadernos e vou editando e transformando ulteriormente à medida que no computador escrevo, finalmente, cada texto. 

Às vezes, sinto que não vale a pena continuar a escrever e paro. Escrever (publicamente) tem disto: entusiasmos, momentos de descrença, síndrome de impostor, medo de arriscar... Mas, depois, lembro-me de todos os convites de trabalho que me chegaram e de todas as pessoas que conheci (muitas são hoje amigas) graças a estas palavras e imagens que aqui vou partilhando, e recordo, sobretudo, o que me disse uma vez uma grande amiga, mediadora também: "A tua voz é necessária." As nossas vozes são necessárias. É essa fé que me move como mediadora da leitura e da escrita. É para que os jovens leitores e escritores com quem trabalho acreditem na sua voz e expressem a sua visão íntima e pessoal do mundo e dos livros que trabalho.

Querido(a) leitor(a), 

Continuo a acreditar que é importante cuidar desta casa virtual. Quero fazê-lo com um compromisso renovado para contigo, para que te sintas sempre bem recebido no Pequeno Armazém de Palavras, para que te sintas em casa, num lugar de leitura construído também a pensar em ti. Para isso, estamos a tratar de algumas mudanças. Creio que te agradarão. Em breve darei mais notícias.

Antes de terminar, queria agradecer-te por me visitares. Às vezes, o trabalho de uma mediadora da leitura e da escrita que trabalha por conta própria é bem solitário. Escrever no blogue é como conversar contigo, querido(a) leitor(a). Juntamente com as caminhadas com uma amiga quase irmã e os telefonemas ou videochamadas com as amigas que moram longe, estas palavras que aqui partilhamos são mais do que companhia, têm um poder salvífico. Obrigada!


Um abraço, 
Paula

2 comentários:

  1. Olá, Paula! Fazem sentido as tuas palavras: sei da importância de um blogue,, deste armazém de estudos e reflexões arrumadinhos, partilho certas opiniões... Muitos, muitos parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manuela! Obrigada por me continuares a visitar nesta casa virtual e por deixares também as tuas palavras! Continuemos, juntas, a refletir e a conversar. Um beijinho.

      Eliminar