quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A Importância da Leitura na Creche / JI "O Montinho"


fotografia de Renato Paiva
No dia 2 de Dezembro, dinamizei a palestra “A Importância da Leitura para o Desenvolvimento Emocional, Cognitivo e Criativo da Criança” na Creche / Jardim-de-Infância “O Montinho”. Gostaria de agradecer à Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, em particular, à sua Diretora, a Dra Ana Calado, e à coordenadora pedagógica, Ed. Antonieta Pereira, a oportunidade de partilhar, com os cerca de 50 pais e profissionais daquela instituição, ideias acerca da relevância de um contacto precoce com livros de qualidade, através de uma leitura partilhada dos mesmos, em família.

Dedicar quotidianamente um pouco do tempo que passamos com os nossos filhos a escolher um livro, a folhear as suas páginas, a ler em voz alta, a interrogar e a descobrir os significados possíveis escondidos nas ilustrações e nas palavras que narram a história, enfim, a conversar com as crianças acerca dos livros e da leitura é fundamental para a aquisição de hábitos de leitura. Refletimos acerca dos benefícios desta prática para o fortalecimento dos laços afetivos entre pais e filhos, bem como para a socialização e conhecimento de si próprio e do mundo. Vimos ainda, através de exemplos concretos de bons livros, como a leitura partilhada potencia o desenvolvimento intelectual, a capacidade de expressão, a concentração e a criatividade da criança. Confirmámos o ritual da canção de embalar e da história da boa noite como fator que contribui para uma boa higiene do sono. Em suma, compreendemos a importância fulcral da qualidade dos estímulos precoces para o desenvolvimento global da criança.

Talvez em 2015 nasça um novo grupo das Conversas Pequenas, desta feita, para as famílias, para aprofundar estas questões, na teoria e na prática, pois muitos têm sido os pais que me têm contactado para conselhos e sugestões concretas de boas leituras.

1 comentário:

  1. Olá! Estive presente nesta palestra e tenho que partilhar a minha experiência decorrente daquilo que ouvi na mesma. Nessa mesma semana, na nossa demanda semanal à biblioteca trouxemos alguns dos livros referidos pela Paula Cusati. Entre eles estava o "pê de pai". Este livro teve um tal sucesso que é pedido imensas vezes pelos meus filhotes. Já o lemos das mais variadas maneiras, a cantar, a dramatizar, de pernas para o ar, abrindo em páginas surpresa, enfim... Por causa do mais novo (2,5 anos), tive que ir comprar o livro, pois por ele, nunca mais o devolvíamos à biblioteca!! Obrigado Paula, por nos direccionar para uns belos momentos de partilha "à volta" de bons livros. Quanto ao novo grupo de Conversas Pequenas, sou fã e espero que a ideia dê frutos. Beijinhos

    ResponderEliminar