terça-feira, 1 de abril de 2014

Conversas Pequenas

Conversas Pequenas foi o nome escolhido para a Comunidade de Leitores de Literatura Infantil que dinamizo e que começou no ano passado, em Santiago do Cacém, mas que se prepara para ser itinerante já no próximo ano letivo.

                 il. Polly Dunbar

Em Abril, o encontro terá lugar precisamente no Dia Internacional do Livro Infantil, amanhã. Creio que não há maneira melhor de festejar este dia do que a partilhar livros, leituras e estratégias de mediação leitora! Pelo menos para mim, cada encontro tem significado sempre um aumento exponencial da minha capacidade de ler e levar a ler.
Amanhã levarei algumas surpresas, de modo a agradecer ao grupo de cerca de 14 pessoas que me acompanha nesta aventura no Jardim-de-Infância e Sala de Estudo "O Sabichão", que aderiu com entusiasmo ao projeto e que, mensalmente, disponibiliza o espaço para a sua realização.

 
Como habitualmente, a IBBY deixa a sua mensagem anual.
 
 
 
Desta vez, uma carta às crianças de todo o mundo, pela escritora irlandesa Siobhán Parkinson, da qual destaco a parte final, pois resume a essência de uma Comunidade de Leitores:
 
"Cada leitor de uma história tem alguma coisa em comum com os outros leitores da mesma história. Separadamente, mas também em conjunto, eles recriam a história do escritor com a sua própria imaginação: um ato ao mesmo tempo privado e público, individual e coletivo, íntimo e internacional. Isto deve ser o aquilo que o ser humano faz melhor.
 
Continua a ler! "
(tradução de Maria Carlos Loureiro)

 

Sem comentários:

Publicar um comentário