sábado, 14 de junho de 2014

A Melhor Lista de TPCs para as Férias de Verão

Terminou esta semana mais um ano letivo. Muito provavelmente, os vossos filhos trouxeram para casa a famosa lista dos TPCs para férias ou o famigerado livro de fichas aconselhado.
Em Itália, circula atualmente no Facebook  uma lista de TPCs para as férias de Verão, publicada por uma mãe, em que se elogia a fantástica professora da filha pela criatividade e originalidade. A história chegou até aos jornais. Mas a triste verdade é que ninguém cita o autor desta lista, que não é a professora...
Porque a lista contém muito daquilo que os nossos filhos e alunos deveriam fazer após 9 meses de trabalho na escola, publico a tradução do original, cujo autor é  Echino Giornale Bambino, um menino de papel de jornal, criação da ilustradora Elisa Squillace e da escritora Maria Giuliana Saletta:
"Proponho que sejamos nós, as crianças, a decidir quais os trabalhos de casa a fazer durante as férias. Faço-vos uma lista dos que eu gostaria, vocês escrevam a vossa! Quem sabe se não conseguimos convencer a nossa mãe, o nosso pai, ou a professora / o professor, pois já trabalhámos durante nove meses e agora merecemos FÉRIAS.

 LISTA DOS TPCs PARA AS FÉRIAS:
- Dar pelo menos uma cambalhota por dia.
- Correr nos prados ou na praia.
- Gritar ao eco: "Olá, quem é o mais bonito de nós dois? e escutar o que ele responde.
- Pedir para nos levarem a uma livraria e vaguear à procura de um bom livro (colorido e simpático) parênteses meus, por achar os adjetivos desnecessários e até enganadores. E acrescento: ou biblioteca.
- Aborrecer-se (entediar-se) de vez em quando.
- Provar todos os  sabores de gelado.
- Observar as estrelas cadentes e exprimir o desejo mais belo. 
- Pedir ao avô que nos leia uma história em voz alta e, a duas páginas  do final, fechar o livro e brincar a como a historia pode terminar, depois ver como efetivamente acaba.
-  Escrever uma carta à avó. Também vale um desenho.
- À escolha, mas pelo menos duas: ir à pesca com o pai, fazer um bolo com a mãe, ir ao cinema ao ar livre com os amigos, mergulhar no mar, visitar um museu.
- Inventar os palavrões para dizermos quando estamos zangados, tipo: oh bulacas! peracozida!,  caradecanjaaquecida!
- Contar quantas coisas bonitas fizemos durante a semana. 


Que esta lista, aparentemente ligeira, mas de uma riqueza intrínseca enorme, nos inspire a refletir e a levar a pensar os nossos filhos / alunos sobre a importância das férias, do ócio, da felicidade e da partilha.

Aqui em casa, as férias e as leituras de Verão já começaram. A primeira é:




Entretanto, este blogue também vai de férias! Vemo-nos a 21 de Julho! 

5 comentários:

  1. Sono anch'io felice e grata di avere trovato questo tuo testo bellissimo!

    ResponderEliminar
  2. Quanta beleza numa tão breve lista...
    Vou fazer cinco listas de TPCs para férias: três para as crianças mais pequenas e duas para as crianças mais crescidas lá de casa.
    Vai ser uma diversão!
    Obrigada por mais esta partilha Paula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente ideia, Patrícia! Os grandes precisam de ser lembrados do que é verdadeiramente importante.
      Fico feliz por teres gostado!
      Beijinhos,
      Paula

      Eliminar