Em Itália, circula atualmente no Facebook uma lista de TPCs para as férias de Verão, publicada por uma mãe, em que se elogia a fantástica professora da filha pela criatividade e originalidade. A história chegou até aos jornais. Mas a triste verdade é que ninguém cita o autor desta lista, que não é a professora...
Porque a lista contém muito daquilo que os nossos filhos e alunos deveriam fazer após 9 meses de trabalho na escola, publico a tradução do original, cujo autor é Echino Giornale Bambino, um menino de papel de jornal, criação da ilustradora Elisa Squillace e da escritora Maria Giuliana Saletta:
"Proponho que sejamos nós, as crianças, a decidir quais os trabalhos de casa a fazer durante as férias. Faço-vos uma lista dos que eu gostaria, vocês escrevam a vossa! Quem sabe se não conseguimos convencer a nossa mãe, o nosso pai, ou a professora / o professor, pois já trabalhámos durante nove meses e agora merecemos FÉRIAS.
LISTA DOS TPCs PARA AS FÉRIAS:
- Dar pelo menos uma cambalhota por dia.
- Correr nos prados ou na praia.
- Gritar ao eco: "Olá, quem é o mais bonito de nós dois? e escutar o que ele responde.
- Pedir para nos levarem a uma livraria e vaguear à procura de um bom livro (colorido e simpático) parênteses meus, por achar os adjetivos desnecessários e até enganadores. E acrescento: ou biblioteca.
- Aborrecer-se (entediar-se) de vez em quando.
- Provar todos os sabores de gelado.
- Observar as estrelas cadentes e exprimir o desejo mais belo.
- Pedir ao avô que nos leia uma história em voz alta e, a duas páginas do final, fechar o livro e brincar a como a historia pode terminar, depois ver como efetivamente acaba.
- Escrever uma carta à avó. Também vale um desenho.
- À escolha, mas pelo menos duas: ir à pesca com o pai, fazer um bolo com a mãe, ir ao cinema ao ar livre com os amigos, mergulhar no mar, visitar um museu.
- Inventar os palavrões para dizermos quando estamos zangados, tipo: oh bulacas! peracozida!, caradecanjaaquecida!
- Contar quantas coisas bonitas fizemos durante a semana.
Que esta lista, aparentemente ligeira, mas de uma riqueza intrínseca enorme, nos inspire a refletir e a levar a pensar os nossos filhos / alunos sobre a importância das férias, do ócio, da felicidade e da partilha.
Aqui em casa, as férias e as leituras de Verão já começaram. A primeira é:
Entretanto, este blogue também vai de férias! Vemo-nos a 21 de Julho!
Gracias!
ResponderEliminarOnorato e felice! :-)
Sono anch'io felice e grata di avere trovato questo tuo testo bellissimo!
ResponderEliminarEchino superstar!
ResponderEliminarQuanta beleza numa tão breve lista...
ResponderEliminarVou fazer cinco listas de TPCs para férias: três para as crianças mais pequenas e duas para as crianças mais crescidas lá de casa.
Vai ser uma diversão!
Obrigada por mais esta partilha Paula.
Excelente ideia, Patrícia! Os grandes precisam de ser lembrados do que é verdadeiramente importante.
EliminarFico feliz por teres gostado!
Beijinhos,
Paula