quinta-feira, 8 de junho de 2023

UM LIVRO ONDE CABE A HUMANIDADE INTEIRA


Comprei este livro há exatamente uma semana, quando estive em trabalho no Algarve. No dia 3, na Biblioteca Municipal de Loulé Sophia de Mello Breyner Andresen, embora ele não fizesse parte da bibliografia pensada para a ação de formação "Os Livros para a Infância: Seleção de um Acervo Pessoal", fui buscá-lo à mala e disse às colegas mediadoras presentes, a propósito das nossas coleções em permanente devir: 
- Este livro ainda não faz parte do meu acervo pessoal, ainda não me sinto pronta para vos posso dar a minha opinião sobre ele, pois ainda não tive tempo de o ler com calma, com o tempo que ele requer, mas tenho quase a certeza de que, em breve, vai passar a fazer.
Houve quem dissesse (sorrindo, consciente do seu preconceito) que já o tinha visto, mas que não lhe dedicara muita atenção, porque pensou que se poderia tratar de um desses "livros-receita para" a inclusão. Afirmei que não me parecia que fosse esse o caso e prometi informá-las depois, talvez escrevendo sobre ele no blogue. Aqui vai:

Todos contam, da norueguesa Kristin Roskifte, editado em Portugal pela Lilliput, com tradução de João Reis, é um livro onde cabe a humanidade inteira, e todas as suas alegrias e forças, mas também os ridículos, os medos, as incertezas e as tristezas. Inteligente, divertido e poético, não é só um livro-álbum, nem só um livro para aprender a contar, nem somente um livro para "procurar e encontrar". É tudo isso e muito mais.

Tem um ritmo inicial lento e regular:



que se vai intensificando, com mais cor, páginas mais cheias e, por vezes, improvisos saltos matemáticos que nos transportam para cenários sempre novos.
 



Um livro para ler com lupa, com olhos de perguntador e ouvidos de bom conversador. Pleno de enigmas, mistérios e muitas questões, algumas das quais bem profundas. 
Podemos divertir-nos a seguir cada uma das personagens, acompanhando as diferentes narrativas individuais, construídas com doçura, compaixão, mas também com humor e ironia. Aqui a história de cada um importa. Todos contam, todos são importantes e estão, de alguma forma, relacionados. 
As guardas iniciais relevam uma panóplia de silhuetas humanas, que reencontramos no miolo do livro. No final, a surpresa é dupla, alargando exponencialmente a experiência de leitura e revelando mistérios semeados ao voltar de cada página. Receita garantida para o desejo de o reler muitas e muitas vezes.

Mais não conto! Só digo que este livro já faz parte do meu acervo pessoal, como bem vimos no dia 7, no primeiro de 4 encontros com docentes do Litoral Alentejano, através da ação de formação acreditada "Ler o Mundo e os Livros: Seleção de Acervos segundo critérios de Inclusão e Flexibilidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário