quinta-feira, 15 de junho de 2023

OFICINA DE LEITURA E ESCRITA


Chega ao fim mais um ano (o 9º ano consecutivo) da Oficina de Leitura e Escrita (OLE). 
O que é a OLE? Um projeto continuado de mediação da leitura e da escrita que desenvolvo na minha cidade num espaço próprio, onde semanalmente, em pequenos grupos (do 3º ao 9º ano de escolaridade), lemos, relemos, dialogamos, escrevemos, pensamos, partilhamos e crescemos juntos, com um acervo de literatura para a infância e juventude de qualidade à disposição de todos para leitura autónoma em casa. Ao longo dos anos, a OLE também tem acontecido em escolas, bibliotecas municipais e outros espaços culturais, de forma pontual ou em continuidade. 

Em 2022/2023, com cada grupo, houve uma média de 25 encontros semanais. No final de cada ano letivo é o momento de refletirmos sobre a OLE e peço sempre a cada um que faça o balanço dos meses passados a ler e a escrever juntos. Aqui ficam algumas das avaliações dos aprendizes deste ano:


«Sinto que quando entro aqui estou no mundo dos livros.» 

                                                                                       C. (4º ano)


« (A OLE) faz com que a biblioteca da minha cabeça cresça.»

                                                                                       F. (4º ano) 


«Eu acho que evoluí muito enquanto leitora, porque agora tenho mais vontade de ler e tenho mais imaginação para escrever textos. Eu acho que aprendi a ver os pormenores e os detalhes que são muito importantes.»

                                                                                                               B. (4º ano) 

 

«Em tempos tão tensos e difíceis como os que temos vivido, tornou-se necessário algum tempo para refletir, ler e escrever longe de tudo. Longe das notícias das guerras, pandemias e crises. Longe das fortes opiniões da comunidade contidas durante dois anos. Durante aquelas horas éramos só nós, os livros, cadernos e canetas.»

                                                                                                                   M. R. (8º ano) 


«(...) aqui sinto-me bem, porque escrevo o que penso, e para mim isso é muito importante, exprimir o que está cá dentro."

                                                                                                          R. (6º ano)

 

«Este ano foi muito divertido. Escrevemos, imaginámos, crescemos e aprendemos todos juntos.» 

                                                                                                                 H. (6º ano)


"Aprendi a corrigir os meus erros gramaticais e a gostar ainda mais de ler e escrever. Evoluí enquanto leitora porque aprendi a ler melhor, e enquanto escritora, pois a estrutura, a gramática e o vocabulário dos meus textos evoluiu bastante.» 

                                                                                                                L. (5º ano)


«Noto que agora dou menos erros, escrevo textos maiores e hoje em dia até leio muito melhor.»

                                                                                                                D. (5º ano) 


«(A OLE) parece que tem uma barreira que não deixa os problemas entrarem e isso ajuda-me a estar concentrada no que estou a fazer e não nos problemas da minha vida.» 

                                                                                                              R. (7º ano)


«O meu primeiro ano na OLE foi fantástico. (...) Usaria um milhão de palavras para o descrever. Aprendi a ler melhor em voz alta, que existem poemas sem rima e mais outras coisas.»

                                                                                                           M. A. (4º ano)


«A OLE foi muito fixe por várias razões. Uma delas é que lemos todo o livro A Menina do Mar e também o Eu, o Andar por aí e o Gastão Vida de Cão, etc. Mas houve um dia que eu não gostei, foi quando fizemos um poema sem rima e eu estou habituado a fazer poemas com rima. O resto foi muito divertido.»

                                                                                                             M. (4º ano) 

 



2 comentários:

  1. Muito bom dia, que projecto fantástico :). Como poderia fazer parte? Grata pela atenção

    ResponderEliminar
  2. Olá! Fico feliz pelo seu interesse na Oficina de Leitura e Escrita. Deixo os meus contactos: 960393479 ou paula.cusati@gmail.com
    Um abraço!

    ResponderEliminar