segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ler e Formar Leitores no século XXI: desafios digitais

Terminam hoje as inscrições para:

              
O Encontro Ler e Formar Leitores no século XXI – desafios digitais, visa a criação de um espaço de apresentação e partilha de ideias em torno das problemáticas que hoje rodeiam as questões da convergência entre a leitura e o digital junto dos mais jovens e os desafios colocados aos educadores, mediadores de leitura, media e famílias em relação com os seus processos de formação leitora.
De facto, ao mesmo tempo que suportes e modos de expressão e de comunicação passam cada vez mais pelo universo do digital, da web e das redes sociais, a leitura continua a crescer como prática social, mantendo o seu estatuto de principal meio de informação, aprendizagem, construção de conhecimento e participação social entre as gerações mais jovens.
Este ato de ler (e escrever) constitui-se, contudo, como um fenómeno novo, abarcando todos os tipos de textos e media e implicando processos intelectuais e cognitivos muito distintos dos exigidos pela leitura intensiva e linear tradicional.
Esta complexidade e multiplicação de modos e oportunidades de aproximação à leitura aumentam a responsabilidade da escola (e da biblioteca escolar) na criação de boas práticas de leitura e no desenvolvimento de competências leitoras e de informação, não só em relação à leitura didática como em relação à leitura de entretenimento e prazer.
Simultaneamente, o uso de tecnologias participativas facilita o contacto dos jovens com a escrita, obrigando a repensar os modos como se desenvolve o trabalho de formação destes novos leitores-autores.

Objetivos

- Aferir dos impactos dos novos recursos e equipamentos tecnológicos nas práticas e hábitos de consumo cultural e de leitura dos jovens.
- Refletir sobre as questões atualmente colocadas à mediação leitora e à formação de leitores críticos e competentes, tendo em conta o domínio dos novos ambientes digitais.
- Reconhecer os desafios e problemáticas associadas ao papel e responsabilidade social de pais, educadores, mediadores de leitura e media na Era Digital.
- Perspetivar possibilidades e vias de desenvolvimento das bibliotecas escolares no sentido da atualização e adaptação das suas estratégias e práticas aos contextos de informação e comunicação do presente.

Programa

Manhã
9:00h – Receção aos participantes
09:30h - Abertura (Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares/ Direção de Serviços da Região Alentejo/ Câmara Municipal de Évora)
10:00h – Conferência – Ana Bela Martins (Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares)
Moderador – Carmo Pato
11:00h – Painel: "O que é a leitura? Implicações do digital nas práticas e formação de leitores"
   - Teresa Pombo (Agrupamento de Escolas Carlos Garbaté/ AlmadaForma-CFECA)
   - José Calixto (Biblioteca Pública de Évora)
   - Paula Cusati (Projeto Cata Livros – Fundação Calouste Gulbenkian)
   - Carlos Pinheiro (CIBE RBE)
12:30h – Debate
Moderador – Maria José Palmeira
Tarde
14:30h – Apresentação: Uma boa prática... "Venham lá os exames"

   - Cristina Ramos - Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Vidigueira

Moderador - Maria José Alves
15:15h – Painel: "Competência leitora: que leitores temos? Que leitores queremos ter?"

   - Fernando Gameiro – (Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora - Coordenador RBev)

   - Vítor Encarnação – (Agrupamento de Escolas de Ourique)
   - Cristina Taquelim – (Biblioteca Municipal de Beja)
   - Maria do Sameiro – (Instituto Politécnico de Beja/ ESE Beja)
16:45h – Debate
Moderador – Elsa Conde
17:00h - Apresentação do livro "O que vês dessa janela?"

   - Raquel Faria - Museu da Luz

17:15h – Encerramento (Plano Nacional de Leitura/ Direção de Serviços da Região Alentejo/ Coordenação Interconcelhia RBE)



Sem comentários:

Enviar um comentário