sexta-feira, 28 de junho de 2013

Boas leituras para as férias I

Durante todo o ano, mas, sobretudo, quando se aproximam as férias grandes, muitas mães me interrogam sobre boas leituras para os seus filhos. Visto que recebi mais dois e-mails com pedidos desse género, aqui vai a primeira parte de uma lista de bons livros para os próximos três meses.

Para levar na bolsa da praia nos dias de calor: 
Livros de Imagens
Começo com 4 livros de que gosto muito e que utilizo numa das sessões do projeto "Grandes Histórias para Pequenos Leitores". Três deles são livros de imagens ou picture books. Especiais, porque requerem uma leitura ainda mais ativa, mais participada, do que os livros com palavras.  Porque os leitores os reinventam de cada vez que os folheiam.
Estas são leituras escolhidas para serem construídas em conjunto, por pais e filhos, partilhadas nos dias mais compridos do Verão, perfeitos para conversas cúmplices, olhares atentos aos livros e ao mundo que nos rodeia. Juntei ideias para ampliar o contacto com estes livros, para quem as quiser aproveitar. Boas leituras!


Onda, Suzy Lee, GATAfunho.
Um livro lindo para todas as idades. Conta a história de uma menina que vê o mar pela primeira vez. Sem palavras. Apenas com as ilustrações da coreana Suzy Lee, que desenha todas as emoções deste encontro a carvão e com uma única cor, o azul. 
Aqui a animação do livro:




Um  dia na praia, Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina
Do site da editora: "Um dia na Praia" é um livro de imagens, um livro aberto que convida a múltiplas leituras. Não se destina a leitores jovens ou menos jovens, mas sim a todos aqueles que gostam de ilustração, de uma boa história, de ler, contar e recontar, independentemente da sua idade ou capacidade de leitura"

Espreite aqui o audiolivro criado pela jornalista Rita Pimenta ou aqui as excelentes propostas de exploração para pais e educadores elaboradas pela editora.



Praia- Mar, Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina.
O Bernardo Carvalho, surfista nos tempos livres, tem uma paixão enorme pelo mar. Criou um segundo livro passado numa praia. Daqui vê-se a maré a subir e o azul a invadir as páginas.


O último livro de hoje é um atividário: livro de atividades + abecedário. Excelente para os pequenos exploradores e cientistas.

 
Mar, Ricardo Henriques (textos) e André Letria (ilustrações), Pato Lógico.



Eis o book trailer:


Nos próximos dias irei publicar mais sugestões de leituras agrupadas por temas ou idades. Entretanto, aqui ficam as sugestões publicadas na revista Visão Junior, pela jornalista Sílvia Souto Cunha: 10 Livros para as crianças lerem nas férias .

Sem comentários:

Enviar um comentário