segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Os Livros e a Sopa

A hora da sopa é, muitas vezes, sinónimo de birras, impaciência e zangas. Creio que os livros são uma excelente maneira  de os levar a  compreender a importância deste alimento e de ajudar os pais / professores a desmistificar tantos problemas.
Aqui vão algumas sugestões de leitura:

27 Histórias para comer a Sopa, Pablo Bernasconi e Ursula Wölfel, Kalandraka.  Estes contos breves e cheios de humor são perfeitos: duram o tempo de um prato de sopa!

A Sopa Verde, Chico, Ambar, vai oferecer-vos muitas gargalhadas! Imaginem um porquinho que não gosta de sopa verde e que obriga o pai a preparar-lhe sopa de... laranja ... morango... chocolate...


Ssschlep, Eugénio Roda e Gémeo Luís, Edições Gémeo. No Cata Livros, para além de uma sinopse da história, se clicarem em brincar +, poderão folhear o livro, ouvir a história em voz alta, ver a entrevista a um dos autores, jogar e muito mais.


 A Sopa Queima, Pablo Albo e André Letria, OQO Editora. Quantas histórias por causa da temperatura da sopa!

Eu nunca na vida comerei tomate (com Charlie e Lola), Lauren Child, Oficina do Livro. Neste livro divertido, Charlie consegue convencer a sua irmãzinha Lola de que o que está no prato não são ervilhas "excessivamente pequenas e demasiado verdes", mas "rebuçados verdes da Verdelândia", nem é puré de batata, mas "uma nuvem do pico mais alto do Monte Fuji"!


Come a Sopa, Marta!, Marta Torrão, O Bichinho de Conto. Na Casa da Leitura, encontra uma sugestão prática para uma atividade em redor deste livro.


Vegetable glue, Susana Chandler e Elena Odriozola, meadowside Children's Books.   Este é um livro que ainda não está editado em Portugal, mas para quem domina a língua inglesa e, como eu, adora as ilustrações da Elena Odriozola, é imperdível!

 

E que tal levar o seu filho para a cozinha e ensiná-lo como é divertido misturar os ingredientes e criar pratos deliciosos?
Com a ajuda de Contos de Fadas Deliciosos, com receitas para crianças, Histórias recontadas por Jane Yolen, Receitas de Heidi E.Y. Stemple, Ilustrações de Philippe Béha, Círculo de Leitores, poderão preparar "panquecas fugitivas", "sopa da pedra" ou "as maçãs assadas da Branca de Neve".

Não perca também A Que  Sabe Esta História?, Alice Vieira, Vitor Sobral (uma receita por conto) e Carla Nazareth, Oficina do Livro.

Em Escolinha de Culinária, de Amanda Grant, MEL Editores, as receitas estão organizadas por níveis de dificuldade: Nível 1 (3 aos 5 anos), Nível 2 (5-7 anos) e Nível 3 (7-11 anos). As crianças podem ir ganhando cada vez mais autonomia na cozinha, enquanto se divertem a preparar comida saudável e saborosa. Cá em casa, uma das receitas preferidas do nosso pequeno cozinheiro é:

sopa minestrone fácil

Hummm! Deliciosa!

3 comentários:

  1. Obriga por esta partilha! Orientou-me nas minhas escolhas :)

    ResponderEliminar
  2. Feliz por saber que este post continua a ser útil. É um dos mais lidos do mediarleituras! :)

    ResponderEliminar
  3. Bons artigos, Você já ouviu falar do Sr. Benjamin, Email: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: + 1-9893943740-- que trabalham com serviços de financiamento, me concedem um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e eu os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos restantes, embora goste de trabalhar com eles, porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem lhe dar qualquer tipo de empréstimo.

    ResponderEliminar