quinta-feira, 16 de junho de 2022

Em junho todos os Caminhos (de Leitura) vão dar a Pombal

 Junho já vai a meio e, apesar do dia cinzento e chuvoso, o verão está a chegar. E, com ele, as férias. É aquele período do ano em que a nossa mente já só pensa nos dias de descanso, mas ainda há muito a fazer.

Por aqui, embora as sessões semanais das Oficinas de Leitura e Escrita e do Laboratório de Leitores Livres na Casa das Palavras tenham terminado no final de maio, como é habitual, ainda tenho muito trabalho pela frente (felizmente!). Tudo parece estar a voltar à normalidade.

Este verão regressam as Palavras Andarilhas e daqui a exatamente uma semana começa o XIX Encontro de Literatura Infantil e Juvenil Caminhos de Leitura, organizado pela Câmara Municipal de Pombal. As inscrições ainda estão abertas, basta seguir o link acima. O programa é variado e muito interessante, como poderão constatar. 


Sigo estes Caminhos há muitos anos, ainda eles eram Carreirinhos de Leitura, e tanto tenho com eles aprendido. Já tinha saudades. 

É com grande prazer que regresso a Pombal como convidada. No dia 23, apresentarei a professora Eliana Yunes, referência mundial na área da leitura e da formação de leitores, cuja conferência inaugural terá como tema "A leitura, ainda uma vez e sempre".  De seguida, irei moderar o painel "Leituras e Lugares - projetos e práticas de leitura", com a presença de Rose Carneiro e Emanueli Unfer (Trilhos de Leitura, Rio Grande do Sul, Brasil), Ana Sofia Marçal (Festival Literário "Maratona de Leitura", Sertã),  Pep Duran (Ler no Bosque - Bibliobosc al Montseny) e Elsa Serra (Na Rua com Histórias). Nos dias 24 e 25, estarei a dinamizar a oficina:

 LUGARES DE LEITURA

Sinopse: Podemos ler na rua, no bosque, numa aldeia remota, na escola, em casa, numa biblioteca moderna ou numa livraria no cimo de um monte, mas o que acomuna estes lugares que pensam a leitura em continuidade? Iremos desconstruir os diferentes elementos que os compõem, analisando as suas características e comparando-os com os lugares onde trabalhamos. Como cuidar dos nossos lugares para que contribuam para a formação de apaixonados e capazes leitores do mundo e de livros? Oficina recheada de muitos exemplos práticos e de bons livros. 



Espero encontrar-vos em Pombal!

Sem comentários:

Enviar um comentário