segunda-feira, 5 de março de 2018

Grandes Histórias para Pequenos Leitores

Comecei esta Semana da Leitura 2018 com mais uma sessão do projeto continuado para pré-leitores, GRANDES HISTÓRIAS PARA PEQUENOS LEITORES, que desenvolvo no JI "O Sabichão", em Santiago do Cacém, desde o ano letivo de 2012/2013. Tem sido uma experiência muito enriquecedora para mim enquanto mediadora. 





É um privilégio poder acompanhar o crescimento destes (pré)leitores, ver como se amplia o tempo de escuta e de diálogo em torno das histórias , como aumenta a concentração, o vocabulário e a compreensão, como analisam cada vez melhor as imagens, prestando atenção aos detalhes e às pistas, fazendo inferências, ativando conhecimentos prévios, estabelecendo relações, confirmando hipóteses, imaginando novas possibilidades, enfim, como leem de forma mais profunda. Um trabalho que só é possível com o apoio da diretora deste jardim-de-infância, Carminho Rodrigues, dos pais e, sobretudo, da educadora Maria João Machado, grande companheira, que com mestria aproveita todas as oportunidades deixadas em aberto pelas sessões quinzenais e enriquece assim este projeto.  
Espero este ano poder voltar a realizar o encontro formativo com os pais dos alunos, pois é fundamental que à leitura na escola se some a leitura em família, de modo a que a ligação aos livros e ao ato de ler se torne mais sólida, frutífera e duradoura.

Sem comentários:

Publicar um comentário