Nem sempre a escola consegue dar aos nossos filhos as ferramentas
necessárias para compreenderem plenamente e elaborarem com correção
diferentes tipos de textos. Para além disso, em sala de aula, a
literatura é frequentemente reduzida à sua análise esquemática,
sem o entusiasmo e o deslumbramento pelas palavras. Para grande parte
dos alunos, ler enfada e a escrita provoca angústia. Por sua vez,
quem gosta de ler e quer aprender a escrever melhor, nem sempre
encontra na escola o estímulo da atenção e do trabalho
relativamente ao próprio texto, na sua melhoria, até atingir o grau
de beleza e expressividade pretendido.
Encarar a leitura e a escrita como um prazer, mas, sobretudo, como
uma forma de sermos plenamente nós, com horizontes muito mais
alargados, é um dos objetivos desta oficina. Pretende-se que este
seja sempre um espaço de criatividade, de crescimento, de reflexão
crítica. Cada aluno é como um artesão que trabalha com outros numa
oficina de palavras. Não são esquecidas as metas curriculares de
Educação Literária de cada ano de escolaridade, porém, a Oficina
não replica o ensino da língua e da literatura tal como acontece na
escola. Nunca há fichas!
Fornecendo sempre modelos de textos de autores, portugueses e
estrangeiros, criteriosamente selecionados e adequados à maturidade
leitora de cada grupo, criamos textos individuais, partilhando-os,
discutindo-os, sem juízos de valor, mas com a clara noção do que
pode ser melhorado e porquê. Assim, fica registado o processo
de construção de cada texto, desde a ideia inicial até à
pequena obra finalizada, passando por todas as reflexões, alterações
e correções. A leitura leva à escrita e viceversa, num ciclo
harmonioso e frutífero. As Oficinas acontecem semanalmente e estão
pensadas como um todo articulado, de análise e progressão nas
competências de leitura e escrita. Para além disso, cada aluno pode
levar para ler em casa o livro que quiser de entre os muitos
disponíveis na biblioteca do projeto. Livros esses escolhidos pela
qualidade dos seus textos e ilustrações, pela sua variedade, pela
representatividade dos melhores autores de literatura infantil e
juvenil, e pela possibilidade de expansão dos textos e temas
tratados na Oficina.
Retomo em Outubro a Oficina de Leitura e Escrita, confiante e feliz
pelas provas dadas em 2014/2015: os alunos que a frequentaram
regularmente leram bastante mais do que até então e, sobretudo,
passaram a encarar o processo de escrita de forma mais consciente e
decidida, mas, contemporaneamente, mais descontraída. A gradual
apropriação da escrita enquanto mecanismo de questionamento e
reflexão sobre si próprio, os outros e o mundo, fez com que os
textos produzidos se tornassem cada vez mais fluídos e relevantes.
NOTA: A Oficina de Leitura e Escrita é também itinerante, podendo
ser realizada de forma pontual em escolas (1º e 2º CEB e Ensino
Secundário) e bibliotecas, ou como formação (para a implementação
de um projeto continuado semelhante, com objetivos idênticos, adaptado ao
contexto de cada instituição).
Informações: paula.cusati@gmail.com
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