terça-feira, 12 de novembro de 2013

Recomeço

Após um interregno demasiado longo, recomeço exatamente onde acabei.
Do excelente encontro "Ler e Formar Leitores para o século XXI - Desafios digitais", guardo muitas intervenções interessantes e inspiradoras: a reflexão de Anabela Martins, com referência aos estudos internacionais mais recentes sobre a leitura digital e o leitor do futuro; o exemplo da Teresa Pombo e das suas  fantásticas Viagens Literárias ; a informação atualizadíssima sobre e-books que nos trouxe o Carlos Pinheiro; o projeto "Venham lá os exames!", do Agrupamento de Escolas da Vidigueira; as questões acerca da formação dos leitores do futuro e dos mediadores de leitura necessários para o efeito colocadas pela Maria do Sameiro Pedro; e, por último, a entrega e a generosidade de Cristina Taquelim que nos falou nos mais recentes projetos de mediação leitora da Biblioteca Municipal de Beja junto dos mais desfavorecidos e nos "desarrumou" com este seu texto (cito Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura, que no início do encontro dissera "Aquilo que é importante na vida desarruma-nos"):


Aqui deixo o texto, cedido pela própria Cristina, a quem agradeço enormemente e peço perdão pela fraca qualidade do meu vídeo!

"Sei de uma casa que está sempre aberta e tem tantas portas e janelas como as emoções e os afetos que a vida nos desperta.
É uma casa imensa, onde se sente, onde se pensa. Uma casa onde se batalha para acordar o prazer de ler, ouvir e contar.
Nesta casa cruzam-se muitas histórias - as dos objetos e das pessoas que a habitam - e dentro delas, milhões de frases, biliões de palavras, triliões de letras todas alinhadas, prontas para serem celebradas.
Apesar de ser feita de matérias delicadas: palavras, afetos e memórias, consegue resistir ao temporal dos dias ou à solidão das horas.
Dentro dela descubro os lugares que nunca visitei, expresso o que penso, o que sinto, o que sei. Nela me acrescento, me encontro, aprendo.
Sei que também eu a posso habitar. Posso escutar os seus ecos, mirar-me nos seus espelhos, perder-me, caminhar.
Dizem-me às vezes:- Isso não existe.
Eu insisto e continuo a acreditar que existe uma casa assim!... um lugar onde cabem todas as representações humanas, um lugar de ler, de pensar, de expressar, emoções e utopias.
Um lugar de SER e também de MUDAR …todos os dias, numa viagem sem fim,
feita por dentro

de mim."
Cristina Taquelim

2 comentários:

  1. Que bom este recomeço, Paula.
    Fico a aguardar, sempre com grande expectativa (ou será "expetativa"?) as notícias deste blogue.
    Até breve.

    Patrícia Castanheira

    ResponderEliminar
  2. Que bom saber que me acompanhas, Patrícia!
    Um beijinho com saudades.
    Paula
    P.S. Eu também visito muito o blogue da vossa biblioteca :)

    ResponderEliminar