Na semana passada comecei mais uma temporada das GRANDES HISTÓRIAS PARA PEQUENOS LEITORES. O primeiro dos 18 encontros em 2022/ 2023. Será o 11º ano letivo consecutivo no Jardim de Infância "O Sabichão" deste que é o meu projeto continuado mais antigo.
Dez anos passados, há muitos agradecimentos a fazer:
Primeiro à Carminho Rodrigues, a diretora d'O Sabichão, que há 11 anos me contactou para eu ir contar histórias mensalmente aos alunos do pré-escolar, e que aceitou a minha contraproposta (custeando-a no primeiro ano) de um verdadeiro projeto de mediação da leitura com pequenos leitores.
São pequenos só pelo tamanho, pela idade, já que são, na verdade, Leitores capazes de grandes leituras. Não me parece que o termo pré-leitores seja o mais correto e ainda não encontrei um que me satisfaça plenamente. Já discuti este assunto várias vezes com outras mediadoras que também não concordam com esta designação, como a Maria José Mackaj, e noutras ocasiões com a Mafalda Milhões e a Cristina Taquelim, e nunca chegámos a um consenso. Também não me agrada o termo leitor emergente. Nesta fase do seu desenvolvimento, embora as crianças ainda não dominem a descodificação pertinente à alfabetização, já são capazes de realizar uma série de operações por vezes muito complexas de construção de sentido a partir dos elementos paratextuais (capa, contracapa, guardas, formato, materialidade, etc), das ilustrações e do texto que lhes é lido em voz alta pelo adulto. E isso é já ser leitor de pleno direito. O conceito de leitura a partir do qual trabalho tem mais a ver com a construção de sentido do que com a alfabetização, isto é, com a noção de Poder e querer ler. Mas esta conversa daria outro post. Avancemos!
Depois à Educadora Maria João Machado, parceira e cúmplice desde a primeira hora. A João entende a natureza deste trabalho que passa pela observação pormenorizada, pela releitura, pelas conversas demoradas, pela escuta atenta por parte dos adultos do que têm para dizer as crianças, num Tempo lento, feito de coisas pequenas e de livros de grande qualidade estética e literária. Entende, valoriza e amplia esse trabalho, no tempo entre os nossos encontros.
Às auxiliares, nos primeiros anos, a Sofia, e, depois, a Bete, pela ajuda constante e pelos olhos deslumbrados pelos leitores e pelos livros.
Às famílias, por acreditarem na importância das GRANDES HISTÓRIAS PARA PEQUENOS LEITORES e continuarem a escolher e a pagar este projeto, ano após ano.
Às crianças com quem nestes 10 anos letivos, no JI O Sabichão, nos temos maravilhado, lido, relido com grande atenção, dialogado e construído sentidos para os livros e para a vida. Tantas conversas profundas em redor dos livros! Com estas crianças tenho aprendido a ver / ler melhor, a escutar. Com elas aprendi que nunca se é pequeno demais para contemplar o mundo e a literatura e para chegar ao âmago das Grandes Histórias e das questões que as habitam.
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