sábado, 10 de fevereiro de 2018

O mediador, o livro e o leitor

Há exatamente uma semana, tive o grato prazer de refletir com 28 mediadores de leitura do Algarve acerca de "O MEDIADOR, O LIVRO E O LEITOR: A mediação de leitura na sua essência". A convite da Biblioteca Municipal de Loulé - Sophia de Mello Breyner Andresen desenhei e dinamizei uma ação de formação de 6 horas assente em pilares teóricos e baseada em experiências concretas de mediação da leitura em diferentes contextos. Analisámos a essência do ato de mediar leituras e do ato de ler e construir significado. Refletimos criticamente acerca da nossa prática de mediação leitora e procurámos melhorá-la. Estas foram algumas das questões que focámos:
- Qual o nosso papel enquanto mediadores?
- O que é supérfluo na nossa atuação enquanto mediadores de leitura?
- Como recuar e fomentar o encontro entre o livro e o leitor?
- Quais as práticas que favorecem experiências fulcrais para a formação de leitores?


Gostaria de agradecer a todos os participantes pelos livros que trouxeram, pelas questões que levantaram, pelas experiências que partilharam, pelas reflexões que a todos possibilitaram, pelas sugestões que generosamente me ofereceram.
No comboio de regresso a casa, comecei a planificar outras duas ações de formação para mediadores: LER E ESCREVER COM ADOLESCENTES e LABORATÓRIO DE MEDIAÇÃO LEITORA, brevemente disponíveis. 

2 comentários:

  1. Bom dia professora Paula. A ação que dinamizou connosco foi espetacular. Gostei muito da forma como a conduziu e a troca de experiências foi extremamente útil. Tenho a certeza que todos nós saímos da sessão como melhoes mediadores. Um abraço e até uma próxima. Almiro

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, professor Almiro! Foi um prazer conhecê-lo e trocar ideias experiências de promoção e mediação da leitura. Um abraço e até breve, Paula.

    ResponderEliminar