sexta-feira, 28 de junho de 2013

Boas leituras para as férias I

Durante todo o ano, mas, sobretudo, quando se aproximam as férias grandes, muitas mães me interrogam sobre boas leituras para os seus filhos. Visto que recebi mais dois e-mails com pedidos desse género, aqui vai a primeira parte de uma lista de bons livros para os próximos três meses.

Para levar na bolsa da praia nos dias de calor: 
Livros de Imagens
Começo com 4 livros de que gosto muito e que utilizo numa das sessões do projeto "Grandes Histórias para Pequenos Leitores". Três deles são livros de imagens ou picture books. Especiais, porque requerem uma leitura ainda mais ativa, mais participada, do que os livros com palavras.  Porque os leitores os reinventam de cada vez que os folheiam.
Estas são leituras escolhidas para serem construídas em conjunto, por pais e filhos, partilhadas nos dias mais compridos do Verão, perfeitos para conversas cúmplices, olhares atentos aos livros e ao mundo que nos rodeia. Juntei ideias para ampliar o contacto com estes livros, para quem as quiser aproveitar. Boas leituras!


Onda, Suzy Lee, GATAfunho.
Um livro lindo para todas as idades. Conta a história de uma menina que vê o mar pela primeira vez. Sem palavras. Apenas com as ilustrações da coreana Suzy Lee, que desenha todas as emoções deste encontro a carvão e com uma única cor, o azul. 
Aqui a animação do livro:




Um  dia na praia, Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina
Do site da editora: "Um dia na Praia" é um livro de imagens, um livro aberto que convida a múltiplas leituras. Não se destina a leitores jovens ou menos jovens, mas sim a todos aqueles que gostam de ilustração, de uma boa história, de ler, contar e recontar, independentemente da sua idade ou capacidade de leitura"

Espreite aqui o audiolivro criado pela jornalista Rita Pimenta ou aqui as excelentes propostas de exploração para pais e educadores elaboradas pela editora.



Praia- Mar, Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina.
O Bernardo Carvalho, surfista nos tempos livres, tem uma paixão enorme pelo mar. Criou um segundo livro passado numa praia. Daqui vê-se a maré a subir e o azul a invadir as páginas.


O último livro de hoje é um atividário: livro de atividades + abecedário. Excelente para os pequenos exploradores e cientistas.

 
Mar, Ricardo Henriques (textos) e André Letria (ilustrações), Pato Lógico.



Eis o book trailer:


Nos próximos dias irei publicar mais sugestões de leituras agrupadas por temas ou idades. Entretanto, aqui ficam as sugestões publicadas na revista Visão Junior, pela jornalista Sílvia Souto Cunha: 10 Livros para as crianças lerem nas férias .

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ler e Formar Leitores no século XXI: desafios digitais

Terminam hoje as inscrições para:

              
O Encontro Ler e Formar Leitores no século XXI – desafios digitais, visa a criação de um espaço de apresentação e partilha de ideias em torno das problemáticas que hoje rodeiam as questões da convergência entre a leitura e o digital junto dos mais jovens e os desafios colocados aos educadores, mediadores de leitura, media e famílias em relação com os seus processos de formação leitora.
De facto, ao mesmo tempo que suportes e modos de expressão e de comunicação passam cada vez mais pelo universo do digital, da web e das redes sociais, a leitura continua a crescer como prática social, mantendo o seu estatuto de principal meio de informação, aprendizagem, construção de conhecimento e participação social entre as gerações mais jovens.
Este ato de ler (e escrever) constitui-se, contudo, como um fenómeno novo, abarcando todos os tipos de textos e media e implicando processos intelectuais e cognitivos muito distintos dos exigidos pela leitura intensiva e linear tradicional.
Esta complexidade e multiplicação de modos e oportunidades de aproximação à leitura aumentam a responsabilidade da escola (e da biblioteca escolar) na criação de boas práticas de leitura e no desenvolvimento de competências leitoras e de informação, não só em relação à leitura didática como em relação à leitura de entretenimento e prazer.
Simultaneamente, o uso de tecnologias participativas facilita o contacto dos jovens com a escrita, obrigando a repensar os modos como se desenvolve o trabalho de formação destes novos leitores-autores.

Objetivos

- Aferir dos impactos dos novos recursos e equipamentos tecnológicos nas práticas e hábitos de consumo cultural e de leitura dos jovens.
- Refletir sobre as questões atualmente colocadas à mediação leitora e à formação de leitores críticos e competentes, tendo em conta o domínio dos novos ambientes digitais.
- Reconhecer os desafios e problemáticas associadas ao papel e responsabilidade social de pais, educadores, mediadores de leitura e media na Era Digital.
- Perspetivar possibilidades e vias de desenvolvimento das bibliotecas escolares no sentido da atualização e adaptação das suas estratégias e práticas aos contextos de informação e comunicação do presente.

Programa

Manhã
9:00h – Receção aos participantes
09:30h - Abertura (Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares/ Direção de Serviços da Região Alentejo/ Câmara Municipal de Évora)
10:00h – Conferência – Ana Bela Martins (Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares)
Moderador – Carmo Pato
11:00h – Painel: "O que é a leitura? Implicações do digital nas práticas e formação de leitores"
   - Teresa Pombo (Agrupamento de Escolas Carlos Garbaté/ AlmadaForma-CFECA)
   - José Calixto (Biblioteca Pública de Évora)
   - Paula Cusati (Projeto Cata Livros – Fundação Calouste Gulbenkian)
   - Carlos Pinheiro (CIBE RBE)
12:30h – Debate
Moderador – Maria José Palmeira
Tarde
14:30h – Apresentação: Uma boa prática... "Venham lá os exames"

   - Cristina Ramos - Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Vidigueira

Moderador - Maria José Alves
15:15h – Painel: "Competência leitora: que leitores temos? Que leitores queremos ter?"

   - Fernando Gameiro – (Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora - Coordenador RBev)

   - Vítor Encarnação – (Agrupamento de Escolas de Ourique)
   - Cristina Taquelim – (Biblioteca Municipal de Beja)
   - Maria do Sameiro – (Instituto Politécnico de Beja/ ESE Beja)
16:45h – Debate
Moderador – Elsa Conde
17:00h - Apresentação do livro "O que vês dessa janela?"

   - Raquel Faria - Museu da Luz

17:15h – Encerramento (Plano Nacional de Leitura/ Direção de Serviços da Região Alentejo/ Coordenação Interconcelhia RBE)



quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ainda Isol!


A apresentação da autora e das suas obras. Exibido durante a entrega do prémio ALMA, em Estocolmo, a 27 de Maio de 2013.

sábado, 1 de junho de 2013

Isol e a Importância da Ilustração

Na cerimónia de entrega do Prémio ALMA 2013, há poucos dias, a vencedora Isol destacou a importância das ilustrações:

"Estou feliz por este prémio dar relevância àqueles que pensam na ilustração como uma linguagem rica, profunda, uma linguagem com uma voz própria. Nos livros ilustrados  podemos contar muitas coisas através das cores, linhas, formas e isso, por sua vez, permite que o texto respire em liberdade.

Na realidade, creio que não devo colocar limites à minha imaginação só porque é um livro para crianças, pelo contrário! Que leitor poderia ser mais exigente do que uma criança? As crianças têm muito para descobrir e é melhor que eu esteja ao nível delas de modo a poder satisfazer a sua enorme curiosidade."